Zeus

domingo, 12 de setembro de 2010

| | |
      Cronos engoliu todos os seus filhos com medo da profecia que dizia que um deles o destronaria como ele fez com o pai, essa situação revoltava Reia sua mulher, assim ela estando gravida fez um plano.
      Quando sentiu as dores do parto correu para  a caverna de Dicte e la ela o teve, deixou a criança junto das ninfas sendo amamentado pela cabra Amalteia, Voltou para junto de Cronos e fingiu um parto, pegou uma pedra envolveu-a num pano e deu para Cronos engolir. Assim Zeus se manteve livre.
      E assim quando este cresceu enganou Cronos e fez ele vomitar seus irmãos ( que como são imortais se mantiveram vivos e cresceram dentro de Cronos) e assim inciou-se a Titanomaquia uma guerra terrível que fez tremer céu e terra. Ao final da mesma os Olímpios venceram e varios Titãs foram enviados aos abismos do Tártaro, muitos outros ( que ficaram ao lado dos deuses) permanecem até hoje, como Oceanus, Tétis, Mnemosine, Hecate, Bóreas, Zéfiro e etc.
      Após a guerra o mundo foi partilhado e Zeus ficou com o domínio do céu, Poseidon o dos mares e Hades o Submundo.

    Zeus é uma figura muito presente no Hellenismos, ele é o soberano dos deuses e dos homens o poder e a tarefa que ele exerce é muito grande, Zeus é sempre muito lembrado pelos casos amorosos e traições, mas Zeus é muito mais do que isso, Zeus é paternal, é um guerreiro, é um amante,é um soberano.  Zeus comanda os céus com o auxilio de Hera.
     Ele tem presença na colheita, por causa das chuvas, seus casos amorosos e o fato de em algumas polis ele ser amante de Afrodite faz com que ele estaja presente no amor; na guerra ele era sempre lembrado.
     Ele não é uma figura má e e arrogante como é visto por alguns, Zeus é Justo é belo, é simplesmente o Rei.

7 comentários:

Anônimo disse...

eu sou zeus

Janete disse...

mt bom

Anônimo disse...

ótimo,gostei muito,me deu ótimas ideias para a minha pesquisa do colégio!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Uma história perfeita, bem contada, não acham?
Eu sou contadora de histórias, gregas egípicias e romanas, classifico esta como:
5 / 5
Está como uma ótima descrição.
Qualquer dúvida,
Comentem aqui, pois visito este site todos os dias.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

eu sou zeus

Postar um comentário