O Nascimento de Hefesto

domingo, 6 de fevereiro de 2011

| | |
        Segundo algumas versões Hefesto é filho de Hera e de Zeus, segundo outras ele seria filho só de Hera, que após o nascimento de Athena (que nasceu "apenas" de Zeus, embora Têmis tenha feito sua parte... Rs) resolveu ter um filho sozinha, assim Hera gerou Hefesto, mas veio à acontecer algo que Hera não esperava.
       Quando a criança nasceu, não era a craturinha lindinha e fofa que Hera imaginava, Conta-nos Homero que Hefesto era um bebê feio e o pior de tudo, defeituoso, era cocho.
        Então Hera teve uma atitude que para nós nos dias de hoje pode parecer terrível e cruel, mas à época talvez não, Hera atirou o bebê do alto do Olimpo.
       Antes de julgarmos a atitude da deusa vamos avaliar um pouco os costumes da época;
       Primeiramente notemos que esse ato não era exatamente incomum, em Esparta por exemplo, que era uma cidade de guerreiros valorosos e onde se tinha bastante preparo para a guerra sempre que nascia um bebe que fosse defeituoso as mães independente de qualquer coisa DEVIAM se livrar dele, acreditava-se que era piedoso para com a criança, Se vivesse restaria apenas sofrimento a ela.
       Assim então vemos que Hera atirou em direção a Terra, conta-se que o menino caiu por um dia e uma noite inteiros!  e então caiu no mar onde foi recolhido pelas divindades marinhas Tétis e Eurínome que tiveram pena e cuidaram dele.
       Hefesto cresceu e diz-se que certo dia enquanto via uma explosão vulcânica decidiu trabalhar com a forja, aqui vemos algo curioso, Hefesto embora atirado ao mar e recolhido e criado por divindades marinhas não tornou-se um deus relacionado a agua mas sim ao fogo, elemento oposto, isto não é incomum na mitologia, vemos isso também com o nascimento de Afrodite que de uma situação de ódio e agressão entre pai e filho nasceu sendo deusa da beleza e do amor.
      Hefesto tornou-se homem valoroso e que amava o trabalho, confeccionava tudo que se podia fazer com o metal, e ainda ultrapassava os limites dos mortais fazendo itens inimagináveis.
Hefesto
     Assim sendo confeccionou para Tétis um belíssimo colar, e quando Tétis foi convidada a uma festa no Olimpo, não tardou a usá-lo.
     Hera por sua vez, adorou o colar e perguntou a Tétis quem em toda Terra podia fazer jóias tão belas, Tétis respondeu que era Hefesto, mas Hera não se lembrou dele;
     Hera queria muito conhecer o hábil trabalhador, por outro lado Hefesto não se esqueceu dela e então para se vingar confeccionou um belíssimo trono ornado de jóias e colocou nele um "brinde" correntes invisíveis e inquebráveis, e enviou para ela.
     Vendo o trono Hera ficou maravilhada e sentou-se jeitosamente nele; já era noite e os outros deuses já se recolhiam quando os gritos estrepitosos de Hera soaram por todo o céu.
      Todos os deuses correram até ela e viram-na sentada no trono gritando, estranharam a cena, pois, não viam corda alguma prendendo-a; Quando enfim a situação foi entendida vários deuses tentaram quebraras correntes sem nenhum êxito, então decidiram chamar Hefesto para libertá-la, para a tarefa Zeus escolheu Hermes que, todos acreditavam não tardaria a voltar com Hefesto, no entanto Hermes tentou de tudo mas Hefesto nem lhe deu atenção.
      Após a tentativa falha de Hermes Ares decidiu trazer Hefesto a força! com sua armadura de guerra foi cheio de ímpeto, mas ao chegar la Hefesto não quis vir e quando Ares tentou usar a força, Hefesto deu-lhe uma martelada na cabeça.
      Após a falha de Ares todos os olímpios ficaram desesperados, não imaginavam, como trariam Hefesto para libertar a mãe, até que Dionísio foi calmamente com seu séquito até a oficina de Hefesto, chegando, deu-lhe vinho, e todos dançaram, até que Hefesto bêbado foi conduzido ao Olimpo montado em um burro.
      Assim Hefesto libertou Hera e após isso os dois não tardaram a fazer as pazes.
    

2 comentários:

BigFamily disse...

Legal , li e é super interessante

Unknown disse...

Gosto bastante de mitologias, e em especial gosto bastante do Hefesto, apesar da vida não ter sido bem justa com ele.

Postar um comentário