Um pouco sobre Afrodite

terça-feira, 24 de agosto de 2010

| | |
Mitologia

Quando Cronos cortou os testículos de Urano, estes caíram no mar, e foram envolvidos pela espuma do oceano que como um útero abrigou Afrodite, esta foi carregada até as margens de Chipre(lugar onde era mais adorada).
    Afrodite saiu do oceano com seus longos cabelos dourados e a todos que viram a espetacular cena fascinou. logo que a viram as ninfas da ilha correram para auxilia-la lhe entregando roupas e enfeitando os cabelos.
    Mais tarde Afrodite foi levada ao Olimpo e não ouve deus que não tenha lhe desejado. Mas, Afrodite era fasceira e a todos desprezava. Porém nenhum deles desistia.
    Hera que ja estava preocupada com a beleza da deusa e as escapulidas de Zeus teve uma ideia, instruiu Hefesto seu filho, que como todos queria Afrodite, á cortejá-la.
    Hefesto deu duro e consegui o amor de Afrodite, assim os dois se casaram e Hera se acalmou.
    Porém, ser uma esposa dedicada e amorosa não bastava à deusa e contrariava sua natureza de paixão e desejo, e o fato de Hefesto que entre outras coisas é o deus do trabalho, passar o dia inteiro fora de casa, não ajudava nada.
   Assim Afrodite passou a traí-lo com varios homens.
   Hefesto que amava sua esposa numa tentativa de mante-la fiel decidiu entregar-lhe muitos presentes e jóias entre eles fez para ela um cinto do ouro mais belo e polido, entrelaçado com fitas roxas, porém o cinto era magico e unido a beleza natural irrestivel da deusa, tornou-a impecavel.
    Assim Afrodite teve casos com varios deuses como Apolo, Dionísio e Hermes, e mortais como Anquises e Adônis, que mais tarde virou deus.
   
     Reflexão.

      Na atualidade Afrodite é muito incompreendida, passou a ser uma deusa doce de amor e carinho, ou então uma deusa pervertida de sexo e prostituição.
      No entanto, essa deusa é muito mais profunda e complexa, ela sim é a deusa da beleza e do amor, e tambem é do sexo, do desejo e volúpia, mas por que ser uma ou outra?
      Afrodite é uma, e tem muitos aspectos ela tambem era considerada uma deusa da vingança, por vezes associadas as Eríneas(deidades punidoras), isso é mostrado claramente nos mitos de Hipólito, Psichê e o Minotauro. Também ha epítetos dela que demonstram isso, por exemplo: Androphonos(matadora de homens), Melainis(negra), Skotia(escura) , Summakhia (Aliada na guerra) e Tumborukhos (A cavadora de túmulos).
      Então tentemos parar de ver apenas parcialmente os deuses, mas entender melhor e mais profundamente, as vezes ficamos afoitos por aprender tudo em pouco tempo, mas é melhor ir com calma e lentamente ao invés de errarmos em nosso jugamento.

0 comentários:

Postar um comentário