Um pouco sobre Ártemis

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

| | |
Artemis caçadora
    Leto e Zeus viveram uma forte paixão. Essa paixão resultou na gravidez de Leto. Porém Hera soube do fato e enciumada pediu a Gaia, a mãe Terra, que não cedesse lugar para Leto dar a luz, e ainda lançou contra a deusa Píton, uma cobra gigantesca.

    Leto desesperada e sem ter pra onde ir correu por muitos dias sentindo as dores do parto até que a ilha de Delos a acolheu, porém Ílitia, a deusa dos partos que alivia as dores das grávidas estava retida no monte Olimpo por ordem de Hera, assim o parto de Leto foi muito difícil.
     A primeira a nascer foi Ártemis que desde pequena muito prodigiosa ajudou sua mãe a ter o gêmeo Apolo. Ártemis torna-se assim uma deusa dos nascimentos, e protetora das grávidas.
     Horrorizada com o parto de Apolo a pequena deusa pede para permanecer casta, para selar seu desejo jurou sobre as águas do rio Estige (rio que percorre o submundo).
     Porém aos encantos de Afrodite é muito difícil resistir e Ártemis se apaixonou perdidamente por Órion, estava disposta a quebrar o juramento quando Apolo que enciumado tramou contra a união.
     Certo dia estavam os dois (Apolo e Ártemis) na praia quando ele propôs um desafio, apontou uma forma pequena e indistinguível no horizonte e perguntou se ela como deusa da caça, poderia acertar a forma.
     Ártemis muito vaidosa não pensa duas vezes e mira certeiramente, sua flecha corta o ar com leveza e força, e atinge diretamente a forma. Porém o que ela não sabia era que a forma era a cabeça de Órion que nadava velozmente fugindo de um escorpião gigante enviado por Apolo.
    Nada foi tão triste quanto ver a dor da deusa por isso seu pai Zeus concedeu-lhe um desejo, tornou Órion e o escorpião constelações, e até hoje no céu Órion foge do escorpião.
     Assim Ártemis permaneceu pura e nunca mais se apaixonou por nenhum outro.
    Ártemis também é a deusa da noite enluarada, Ela representa a suavidade da luz da lua, rainha dos bosques ela os percorre com seu séquito de ninfas todas as noites.


Alguns dos epítetos dela para ilustrar o que foi acima citado: Agreia (Caçadora), Agrotera (da Vida Selvagem), Delia (de Delos), Lokhia (Protetora dos Nascimentos), Parthenos (a Virgem), Phoebe (Brilhante), Phosphoros (que Traz a Luz).

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário