Hermafrodito

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

| | |
       
           Filho de Afrodite e Hermes, cujos nomes originaram o seu, fora entregue pela mãe para ser criado pela ninfas da Floresta da Frígia, era um jovem de extrema beleza. Certa dia parou para descansar beira de um lago, na Cária, despertou então a atenção e o amor da ninfa que reinava sobre aquelas águas, Sálmacis.
           Sálmacis, encantadora tentou seduzi-lo, mas este não se deixou levar, a ninfa, persistente, tentou seduzi-lo de todas as maneiras possíveis sem obter nenhum resultado, triste e inconformada a ninfa finge desistência e fica a espreita cheia de desejo.
           Um dia Hermafrodito decide banhar-se, e então, despindo-se entra nas águas do lago, Sálmacis ao vê-lo no lago tenta uma nova investida, mas ao se ver rejeita, mais uma vez, agarra o jovem e pede aos deuses que seus corpos jamais se separem, estes concedem o pedido. O lago se agita e não importasse quanto Hermafrodito lutasse contra, uma força maior o comprimia contra Sálmacis, até que os corpos dos dois foi-se fundindo num único.
           E no momento que seus corpos se uniram a euforia que o tomou foi tão grande que declarou:
- Deuses, que todos aqueles que venham a se banhar neste lago, possam se tornar como eu, macho e fêmea em um só corpo.
           E desde então, os homens passaram a evitar mergulhar no lago com medo de perder sua virilidade.

           Em Metamorfoses, de Ovídio (43a.C.-17d.C), lê-se: 
“seus corpos são misturados e já não são dois, mas um único aspecto (...) já não são dois seres e, todavia, participam de uma única natureza; e sem que se possa dizer que é uma mulher nem uma criança, o aspecto não é nem de um, nem de outro, ao mesmo tempo em que é dos dois”. 
       
           Do nome desse deus, deriva-se o ter Hermafroditismo - pessoas que nascem com os dois sexos - e acredito pode-se associá-lo com as causas LGBTTIS.

Fonte: “Olimpo, a Saga dos Deuses”, Márcia Villas-Bôas.
             "Metamorfoses", Ovídio 
               http://mundodaslendasgregas.blogspot.com/2011/04/o-deus-contra-o-preconceito.html

         



.

0 comentários:

Postar um comentário