Pigmalião - os deuses e os homens trabalhando juntos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

| | |
          Diz o mito que Pigmalião era um escultor de Chipre, em algumas versões ele era também o rei, conta-se que Pigmalião era muito perfeccionista isso lhe rendia muito sucesso como escultor (a arte da época valorizava a perfeição exata), contudo isso lhe causou problemas sentimentais, tal perfeccionista que era via defeitos em todas as mulheres com as quais tentava se relacionar, sentindo-se deprimido com a realidade que lhe oprimia decidiu nunca se casar e isolou-se no trabalho que realizava com tamanha excelência.
         Mas como não era imune ao amor, resolveu entalhar uma mulher, uma mulher perfeita, assim com imensa habilidade ele esculpi a mulher de sonhos, tão linda era que ele acabou por se apaixonar pela estátua de marfim, passa a contemplá-la noite e dia, adorná-a com roupas, anéis em seus dedos e um colar de pérolas em seu pescoço, passa até mesmo a presenteá-la com o que havia de melhor a se oferecer.
         Acontecia em Palea uma grandioso festival à Afrodite. Após Pigmalião realizar suas partes nos cortejos, foi até o altar de sacrifícios, lá invocou Afrodite e cheio de amor pediu a ela que pudesse encontrar uma mulher igual a estátua pela qual se apaixonara.
         Compadecida com a situação em que se encontrava o jovem escultor, Afrodite decidi atender o pedido, então ao voltar para casa Pigmalião como se sempre põe-se a contemplar sua estátua até que surpreendentemente esta abre os olhos e o que era marfim torna-se pele e a estátua põe-se a andar, Pigmalião então a nomeia de Galateia, pois sua pele era branca como leite.
        Com a benção de Afrodite Pigmalião e Galateia se casaram, tiveram uma filha, Metarme, e um filho, Pafos.
       A mais antiga fonte do mito é uma obra de Filostéfano de Cirene (Séc III a.e.c), o relato mais conhecido no entanto se encontra na obra Metamorfoses, de Ovídio.

0 comentários:

Postar um comentário