Um pouco sobre Héstia

domingo, 29 de agosto de 2010

| | |
    Uma profecia dizia que um filho de Cronos o destronaria, assim como ele fez com Urano. Com medo do futuro ele passou a engolir os filhos. A primeira a nascer e ser engolida foi Héstia, assim ele fez com todos os outros filhos que nasceram dali em diante. Mas Réia farta dessa situação salvou Zeus que mais tarde veio e fez Cronos regurgitar todos os seus irmãos, a última a ser regurgitada foi Héstia.


    Héstia é portadora de grande formosura e por isso despertou o amor de Apollon e Posídon, os dois estavam a cortejá-la, mas Héstia não queria isso, e jurou virgindade perante Zeus.

    Ela preferiu dedicar sua existência ao fogo sagrado.

    Héstia é a deusa do fogo, mas não do fogo q consome e destrói, e sim do fogo que aquece, o fogo do lar  que une as famílias.

   Por ser uma deusa com poucos mitos Héstia por vezes é esquecida ou pouco mencionada. Mas achar que ela é menos importante é um erro. Héstia recebeu de Zeus a honra de ser adorada sempre, se inicia e finaliza uma celebração sempre por Héstia.

   Antes de toda e qualquer refeição deve-se dar uma parte a ela e no final também.

   Há mitos que contam que ela cedeu seu lugar no Olimpo para Dionísio, e assim ele se tornou um Olimpío outros afirmam que ela é Olímpia.

   De fato, Héstia é uma figura muito importante no Helenismo, toda casa tinha um altar dedicado a ela, a lareira, e quando um filho se casava pegava uma tocha da lareira e levava consigo para sua nova casa, assim o fogo jamais seria apagado.

   Vejo Héstia também como uma deusa de sentimentos e emoções, ela guia a as decisões através da emoção, Héstia Boulaia (do conselho).




2 comentários:

Postar um comentário